A Capes lançou a 17ª edição do Prêmio Capes de Tese. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil, em 2021, um em cada área do conhecimento reconhecida pela fundação. Para saber detalhes da seleção, acesse o Edital nº 11/2022.

Até 49 teses serão escolhidas na primeira etapa da seleção. Entre essas, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

Premiação - Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o  trabalho foi defendido.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral, em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional, e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao programa em que a tese foi defendida.

Para concorrer:

Os critérios de premiação deverão considerar:

I - Originalidade do trabalho;

II - Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social;

III - Qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese;

IV - Metodologia utilizada;

V - Qualidade da redação; e

VI - Estrutura/organização do texto.

O PPGCTA só pode indicar 1 única Tese para concorrer representando o nosso curso. Para isso, conforme as recomendações do Edital, o PPGCTA vai constituir uma comissão formada por 3 Avaliadores para a seleção da Tese que irá representar o nosso PPG.

Para que as Teses possam ser avaliadas, o PPGCTA solicita a cada um dos candidatos, com a ciência dos respectivo orientador, que envie para o nosso e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) os seguintes documentos:

1) Exemplar completo da Tese selecionada (pdf);

2) Declaração  assinada  pelo  autor,  concordando  com  a  inscrição  de  sua  tese  no prêmio (pdf); (sugestão de modelo aqui)

3) Mini resumo da tese (até 500 caracteres) (pdf);

4) Foto (JPEG) do autor da tese em alta resolução (300DPI);

5) Exemplares  de  artigos e/ou  livros  aceitos  para  publicação,  ou  ainda  outros produtos  relevantes  decorrentes  da  tese  poderão  ser  considerados  pela  comissão  de julgamento do prêmio.

O PPGCTA tem o prazo até 22/04/2022 para submeter a inscrição no sistema da CAPES. Portanto, solicitamos aos candidatos que nos enviem a documentação até o final de março (31/03/2022) para que possamos ter tempo hábil de realizar a seleção, emitir todos os documentos necessários para a inscrição e submeter a candidatura do candidato selecionado.