Reportagem sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na Indústria de Alimentos.
Em entrevista ao Jornal O Liberal, a Profa. Luiza Helena da Silva Martins, docente permanente do PPGCTA, falou sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na Indústria de Alimentos. A professora destacou que a utilização de IA no segmento de alimentos e bebidas é uma aposta em curso e com um enorme potencial de expansão, tanto em nível nacional quanto local. Acesse a matéria completa aqui e também no Youtube. (2024)
Aluna do Programa recebe prêmio científico.
A mestranda Mariana da Costa de Sousa, orientada pelos professores Nelson Rosa e Socorro Progene, recebeu o prêmio de 1º Lugar de Menção Honrosa, na categoria CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE com o trabalho intitulado “Análise físico-química e perfil aromático em amêndoas de cacau de várzea cultivado nas ilhas do baixo tocantins/PA” durante o VII Workshop Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia, realizado nos períodos de 16/11/2023 a 18/11/2023 e de 30/11 a 02/12/2023. O trabalho foi realizado em parceria com a UFRA e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
Reportagem sobre Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais.
No dia 07 de novembro, foi ao ar uma matéria para o quadro “Cultura Eco” na TV Cultura sobre o aproveitamento de resíduos para enriquecer a alimentação. Os professores Gustavo Araújo (PPGCTA) e Andressa Lucas (FEA) explicam os benefícios provenientes do reaproveitamento de resíduos para alcançar um caminho sustentável. Os alunos Juliana Guimarães (PPGCTA) e Marcos Nascimento (FEA) destacam os impactos ambientais e os desafios da pesquisa. Acesse a matéria aqui.
Reportagem sobre produção de carne de hambúrguer feito a base de castanha do Brasil.
No dia 31 de março foi ao ar uma matéria para o quadro “Ciência Pai-D’Égua” na TV Liberal falando sobre a produção de carne de hambúrguer feito a base de castanha do Brasil desenvolvido pela equipe do LABTECS em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA. Além do óleo puro, a farinha de castanha foi um dos produtos obtidos do processo de extração com fluido supercrítico e devido ao seu alto teor proteico, foi usada para substituir a carne animal na formulação de hambúrguer. Acesse a matéria aqui.
Reportagem sobre a valorização da biodiversidade utilizando a tecnologia supercrítica.
O Professor Raul Carvalho Júnior do PPGCTA explica que a tecnologia supercrítica utiliza dióxido de carbono para fazer a extração de óleo vegetal de produtos naturais em alto grau de pureza. Acesse a matéria aqui da AGÊNCIA PARÁ, realizada em 26/10/2022.
Tecnologia desenvolvida na UFPA resulta em pó e azeite de açaí
Professor Raul Carvalho Júnior do PPGCTA, desenvolveu junto com seu grupo de pesquisa, tecnologia que resultou em pó e o óleo do açaí. O objetivo inicial era solucionar um problema comum de paraenses que viajam para fora do estado: obter açaí de qualidade em qualquer lugar, sem que o alimento precise ser congelado para transporte e comercialização, preservando as características do fruto tão importantes para o paladar paraense. Leia a matéria completa no liberalamazon.
Professores Renan Chisté e Gustavo Araújo Pereira do PPGCTA contribuem com esclarecimento sobre mito de internet.
Os professores Renan Chisté e Gustavo Pereira do PPGCTA contribuíram com a matéria sobre ALIMENTAÇÃO: "Comer arroz congelado emagrece? Saiba se a moda das redes sociais faz sentido" da revista vivabem_uol. Acesse a matéria aqui.
Profa Luiza Meller da Silva agraciada com o Prêmio Professora Clara Martins Pandolfo.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA parabeniza a Profa Dra Luiza Helena Meller da Silva, docente permanente do PPGCTA, pela homenagem recebida no 17° EPQA – Encontro de Profissionais da Química da Amazônia como reconhecimento às contribuições na área da Química na Amazônia. O Prêmio foi concedido pelo Conselho Regional de Química (CRQ) - 6ª região no dia 17/05/2022 durante a abertura do evento em Belém/PA.
Docentes Permanentes do PPGCTA/UFPA compõem a lista do "World Scientist and University Rankings 2022", segundo o "AD Scientific Index"
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFPA parabeniza os seus docentes permanentes pela presença no ranking divulgado pela "AD Scientific Index", que analisa e classifica o desempenho e a repercussão científica de cada cientista individualmente. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. A lista exibe a colocação (ranking) de cada cientista na Universidade, no Brasil, na América do Sul e no Mundo, além da posição na área de atuação científica.
Mesa Redonda “A Ciência feita por Mulheres”- 2021
A Professora do PPGCTA, Luiza Helena Meller da Silva, participou da Mesa Redonda com o tema “A Ciência feita por Mulheres”, realizada em comemoração aos 14 anos da Fapespa. A mesa redonda foi transmitida ao vivo em 6 de agosto de 2021. Acesse aqui
Óleo do murici qualifica o fruto como insumo para a indústria farmacêutica, diz pesquisadora - 2021
A pesquisadora Flávia Cristina Seabra Pires, egressa do PPGCTA, aponta que o óleo de murici apresenta alta concentração de luteína, uma substância conhecida por auxiliar na manutenção da boa saúde dos olhos. A Fruta foi submetida a um processo de extração limpo com CO2, o chamado solvente verde, que constatou seu efeito citoprotetor de células, órgãos e tecidos. Acesse a matéria aqui da AGÊNCIA PARÁ, realizada em 02/07/2021.
Reportagem a TV Nazaré sobre o óleo de Muruci e sua alta concentração de Luteína, substância que auxilia na boa saúde dos olhos - 2021
Em entrevista a TV Nazaré, o Dr. Raul Nunes de Carvalho Júnior e a Dra. Flávia Cristina Seabra Pires falam sobre como a tecnologia supercrítica associada a matérias primas amazônicas podem contribuir para a bioeconomia do estado do Pará. Acesse a matéria aqui.
Reportagem ao Jornal do SBT Pará sobre Extração supercrítica, Murici e Bioeconomia na Amazônia - 2021
Em entrevista ao Jornal do SBT Pará, o Dr. Raul Nunes de Carvalho Júnior e a Dra. Flávia Cristina Seabra Pires falam sobre a importância da tecnologia supercrítica para o desenvolvimento da bioeconomia na região Amazônica. Acesse a matéria aqui.
Professora do PPCGTA/UFPA participa com destaque em video do Fórum Mundial de Bioeconomia - 2021
Docentes do PPGCTA/UFPA compõem a lista do "World Scientist and University Rankings 2021", segundo o "AD Scientific Index".
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFPA parabeniza os seus docentes permanentes pela presença no ranking divulgado pela "AD Scientific Index", que analisa e classifica o desempenho e a repercussão científica de cada cientista individualmente. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. A lista exibe a colocação (ranking) de cada cientista na Universidade, no Brasil, na América do Sul e no Mundo, além da posição na área de atuação científica.
Dentre os pesquisadores vinculados à UFPA, apenas 264 aparecem na lista. Os docentes permanentes do PPGCTA que compõe a lista são:
- Profa Dra Consuelo Lúcia Sousa de Lima (https://www.
- Prof. Dr. Gustavo Araújo Pereira (https://www.
- Profa. Dra. Luiza Helena Meller da Silva (https://www.
- Prof. Dr. Raul Nunes de Carvalho Junior (https://www.
- Prof. Dr. Renan Campos Chisté (https://www.
- Prof. Dr. Rosinelson da Silva Pena (https://www.
Confira os 50 pesquisadores em destaque na lista da UFPA: https://www.adscientificindex.
Pesquisa de Dissertação de Mestrado produz Barra Energética
A Pesquisa de dissertação de Mestrado "Elaboração de barra multicomponente à base de farinha de tapioca, castanha-do-brasil e frutas regionais" da discente Isadora Cordeiro dos Prazeres com orientação da professora Ana Vânia Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/ITEC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi matéria no Jornal Beira do Rio. O tema da pesquisa foi pensado como uma forma de valorizar produtos alimentícios regionais. “A nossa culinária tem sabores marcantes e característicos. Isso fica evidente quando as pessoas vêm de fora e ficam encantadas. Pensamos em uma forma de incluir frutas regionais no mercado externo, por meio das barras”, explica Isadora Cordeiro. Após testar diversas frutas, os sabores escolhidos foram açaí e cupuaçu, em virtude da maior aceitação por parte do público. Matéria divulgada no Jornal Beira do Rio.
Vice-coordenador do PPGCTA é novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para o período de 2019 a 2023.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou, no dia 10 de outubro, o Simpósio e Diplomação de seus novos membros afiliados da Regional Norte, para o período de 2019 a 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O professor Renan Campos Chisté (UFPA, ciências da engenharia) foi um dos diplomados como membro afiliado da Regional Norte da ABC, para o período de 2019 a 2023. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Como pesquisador, tem trabalhado na extração de moléculas com efeito antioxidante e capacidade de colorir alimentos. Segundo Renan, o efeito antioxidante é benéfico tanto para a conservação e extensão do prazo de validade dos alimentos, quanto para a saúde de quem os consome. Matéria completa no site da ABC. Saiba mais sobre o novo membro afiliado aqui.
Reportagem no Jornal da Cultura sobre a horta de Emaús
A parceria entre Embrapa Amazônia Oriental, Movimento República de Emaús e UFPA é fruto do desenvolvimento do Projeto "Transferência de Tecnologias e estratégias didático-pedagógica do processo ensino-aprendizagem para formação cidadã e educação ambiental", que tem por objetivo garantir mais sustentabilidade e alimentação de qualidade. A produção tem, prioritariamente, o intuito de subsistência para a alimentação de crianças e jovens beneficiários do Movimento de Emaús, visando ao consumo de alimentos saudáveis. A discente de doutorado JARDILENE MOURA explica que hoje em dia as crianças desconhecem a alimentação na sua forma natural e por isso rejeitam determinados alimentos por desconhecimento. Reportagem no Jornal da Cultura sobre a horta de Emaús.
Profa. Alessandra Lopes, do PPGCTA, ministrou minicurso no 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia (EPQA)
No dia 11 de setembro de 2019, foi realizado no 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia-16º EPQAA, o minicurso “Alimentos e Bebidas fermentadas Amazônicas: Tecnologia e Inovação para a conquista de novos mercados”, pela professora Alessandra Lopes com intuito de enfatizar todo o potencial da região, desde fauna e flora até microorganismos e como eles são elementos desafiadores do conhecimento. A professora mostrou aos estudantes as técnicas sustentáveis de manipulação destes recursos e como até na tradição dos povos indígenas há um pouco de Química. Matéria divulgada no site CFQ.
Profa. Lúcia Lourenço, do PPGCTA, recebe o prêmio Clara Martins Pandolfo
Nos dias 10 a 13 de setembro de 2019, foi realizado o 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia-16º EPQA, cujo tema foi “50 Anos do Conselho Regional de Química VI Região na Amazônia”, no Hotel Princesa Louçã em Belém-Pará. Durante a abertura do evento o Conselho Regional de Química prestigiou os profissionais que mais se destacaram em suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade por meio da Química. A professora LÚCIA DE FÁTIMA HENRIQUES LOURENÇO, recebeu o Prêmio Professora Clara Martins Pandolfo, principal condecoração do evento, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na formação de profissionais da química. Clara Martins Pandolfo foi considerada uma cientista à frente do seu tempo, a pesquisadora paraense foi a primeira mulher a se formar em Química na Região Norte e uma das cinco primeiras no País, em 1929. Com a constante preocupação do uso sustentável da floresta, ela dedicou seus estudos às espécies oleaginosas da Amazônia. No início dos anos 60, ela idealizou e implantou um projeto experimental de cultura do dendê. O projeto foi incorporado pela Sudam, que financiou uma plantação em 1970. O plantio mostrou-se viável economicamente e contribuiu para o desenvolvimento dessa cultura no Pará.
Fermentação do cacau é fundamental para chocolate de qualidade
A Profa. Dra. ALESSANDRA SANTOS LOPES falou em entrevista ao programa Brasil Rural, sobre pesquisas para melhoramento do cacau e do chocolate da Amazônia. A pesquisadora explicou que o segredo para desenvolver um chocolate com maior impacto de sabor e de aroma está na fermentação feita de forma adequada. Para isso, são necessárias diversas pesquisas que descubram os microrganismos que desenvolvem todo esse processo. "O objetivo é manter o melhor da qualidade de cada região. A gente não quer vender um inóculo único para todos os produtores e isso gerar um único sabor. A gente quer valorizar o que tem de melhor daquela região". Matéria no portal Radios EBC (Publicado 14/06/2019).
Pesquisa de Dissertação indica contaminação no Tucupi
A Pesquisa de dissertação de Mestrado "ESTUDO DO PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DO TUCUPI" da discente Ana Paula Rocha Campos, orientada pelas professoras Ana Vânia Carvalho e Rafaella Mattietto, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos foi tema de matéria no portal RBATV OFICIAL (Publicado a 19/12/2018). A pesquisa teve como foco estudar o processo tecnológico adequado para a obtenção do tucupi, testando-se a influência de diferentes tempos de fermentação e cocção na redução de micro-organismos e nos teores de cianeto total e livre no produto final.
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)
O XXVI CBCTA ocorreu pela primeira vez na Região Norte, nos dias 13 a 16 de agosto de 2018, no Hangar Centro de Convenções, em Belém/PA, que foi certamente o cenário perfeito para realizarmos um evento inovador e especial, já que tiveram várias atividades em alusão a comemoração dos 50 anos da SBCTA e dos 60 anos da UFPA.
O tema do XXVI CBCTA foi “O Uso Consciente da Biodiversidade: Perspectivas para o Avanço da Ciência e Tecnologia de Alimentos” onde foram discutidos os principais aspectos que visam a utilização plena da biodiversidade através de processos e/ou tecnologias limpas e com baixo impacto ambiental com o intuito de desenvolver inovação e sustentabilidade na produção de alimentos seguros e de qualidade.
O congresso teve uma programação científica de elevado nível com a participação de representantes renomados dos mais diversos setores da área de alimentos e ainda ofereceu minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
A Professora Luiza Meller falou sobre uso consciente da biodiversidade na produção de alimentos. Matéria exibida na TV Cultura no dia 10/08/2018 no Sem Censura Pará
Governo do Pará inaugura Laboratório da Qualidade do Leite.
O Governo do Pará inaugurou nesta sexta-feira, 12/05/2017, o Laboratório da Qualidade do Leite, o primeiro do gênero a entrar em operação na região Norte e o mais moderno do Brasil. Instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), o laboratório se configura em uma importante ferramenta para produtores e indústrias de laticínios paraenses, contribuindo no aumento dos índices de produtividade, ao melhorar a qualidade da matéria-prima e dos produtos derivados. Acesse o Portal PCT Guamá.
II Simpósio Internacional da Cadeia Produtiva do Açaí
Receberam reconhecimento e visibilidade da população o II Simpósio Internacional da Cadeia Produtiva do Açaí que aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas ICJ - UFPA no período de 25 a 27/08/2016 e teve por objetivo principal, identificar subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, desde a etapa de produção até o momento da comercialização e seus efeitos sobre a saúde do consumidor, promovendo também, uma ampla discussão sobre o monitoramento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na América Latina, no Brasil e, em especial, no Estado do Pará e a noticia foi divulgada no Portal G1 e no Fala Pará TV Record.
Estágio sanduíche
Em 2015, a doutoranda do Programa, Rutelene da Cruz Pinheiro, realizou estágio sanduíche no Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal, sob a coorientação do professor José António Couto Teixeira. A doutoranda participou do desenvolvimento de estudos sobre o tema: "Desenvolvimento de Extratos Hidrossolúveis de Amêndoas de Cupuaçu (Thebroma grandiflorum) e Tucumã (Astrocryum vulgares Mart.) para Fins Alimentícios". A parceria resultou no estabelecimento de colaboração entre os grupos de pesquisa da professora Luiza Helena Meller da Silva (orientadora da discente) e o grupo do professor José António Couto Teixeira, com ações voltadas a investigações e o desenvolvimento de atividades na produção e aplicação de compostos bioativos para aplicação alimentar.
Imprensa local divulga projeto realizado pelo Programa
As ações do projeto “Peixe Salgado do Ver-o-Peso” foram divulgadas no portal G1 Pará e receberam reconhecimento e visibilidade da população. O projeto teve como objetivo diminuir problemas relacionados a doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Para isso, diversos eventos de capacitação técnica foram desenvolvidos com pescadores e manipuladores de peixe salgado no Ver-o-Peso.
Visita de professor da UFV é notícia no Portal da UFPA
O professor Paulo César Stringueta, da Universidade Federal de Viçosa, veio a Belém por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) para ministrar a disciplina “Tópicos Especiais em Corantes” no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O fato ganhou repercussão na Universidade Federal do Pará e a notícia foi divulgada no site da Instituição.
Dissertação do Programa é divulgada
A dissertação “Obtenção de Farinhas de Pupunha (Bactris gasipaes Kunth) para Aplicação no Desenvolvimento de Produtos”, orientada pelos professores Antônio Manoel da Cruz Rodrigues e Luiza Helena Meller da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos foi tema de matéria no portal DOL – Diário Online e no portal de noticiais R7 TV. A pesquisa teve como foco a utilização das riquezas da pupunha para elaboração de farinhas que podem ser usadas como complemento na formulação de novos produtos.