A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o processo seletivo para os candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA, em nível de Doutorado; Campus Belém.

Para maiores informações acessar o Edital Nº 01/2025 do PPGCTA - Processo Seletivo para Doutorado, disponível:  

https://ppgcta.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual  

Comunicamos aos alunos do PPGCTA interessados em participar do exame de Língua Inglesa que devem enviar uma mensagem para o PPGCTA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) solicitando a inscrição até o dia 14/02/2025. A prova ocorrerá no dia 17 de fevereiro de 2025, presencialmente, na sala de aula do PPGCTA.

 

Detalhes do Exame:

Data: 17 de fevereiro de 2025

Horário: 09:00 horas 

Local: Sala de aula PPGCTA/Prédio PPGITEC - Campus Profissional/UFPA

Os Professores Dr. Gustavo Araujo Pereira e Dra. Nayara M. Peixoto-Araujo participaram de diversas atividades na Universidade de Greenwich – Meadway Campus, tais como reuniões com os pesquisadores, visita técnica no Food Innovation Center e no Britsh Council, e ministraram aulas para os alunos do Bacharelado de Ciência de Alimentos e Nutrição na disciplina de Inovação, Gestão e Marketing. Além disso, eles apresentaram as pesquisas realizadas no PPGCTA na palestra “Food Innovation in Amazon Rainforest: how to transform biodiversity in Socio-bioeconomy?” durante o encontro com os pesquisadores do Natural Sources Institute – NRI da Universidade de Greenwich. A visita ocorreu no período de  23/11 a 03/12/24 e teve como objetivo estreitar parcerias para estudar os alimentos da floresta Amazônica e melhorar a qualidade de vida das comunidades tradicionais do Estado do Pará.

Lucely dos Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), ministrou palestra sobre "Imobilização Enzimática" para estudantes do curso de Bacharelado em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A apresentação, organizada pela professora Hellen Kempfer, contemplou uma exposição resumida de sua pesquisa de doutorado, sob orientação do professor Nelson Rosa.

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o processo de seleção de candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA, para o Campus Belém. 

Para maiores informações acesse: https://ppgcta.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual   

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, entre os dias 12 e 13 de novembro, a visita da Professora Doutora Sandra Regina Salvador Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na condição de consultora do Programa de Acompanhamento Institucional da PROPESP/UFPA, sua participação teve como objetivo avaliar e dialogar sobre o desempenho do programa.

Durante sua visita, a Professora Sandra Ferreira se reuniu com docentes e discentes do PPGCTA. No dia 11 de novembro, discutiu indicadores de desempenho específicos para a área de Ciências de Alimentos. No dia 12, conversou com os alunos sobre os desafios enfrentados pela Pós-Graduação no Brasil, destacando a importância de parcerias internas e externas, além de colaborações internacionais. Ela também enfatizou a necessidade de integração entre docentes e discentes para produção de pesquisa científica de qualidade.

O PPGCTA agradece à Professora Sandra Ferreira e à PROPESP pela oportunidade de promover o diálogo com docentes, discentes e coordenação do PPGCTA.

A pupunha branca, um fruto da Amazônia com grande potencial, está ganhando destaque com as pesquisas inovadoras do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e da Faculdade de Nutrição da UFPA. Sob a orientação da professora Orquídea Vasconcelos, a discente Rosely Carvalho do Rosário, em sua dissertação de mestrado, aprofundou o conhecimento sobre o amido da pupunha branca e seu potencial para diversas aplicações. Já a discente Mayara Santos, em sua pesquisa, analisou a composição nutricional e funcional dos extratos lipídicos da pupunha branca, revelando seus benefícios para a saúde. As pesquisas abrem caminho para a valorização da pupunha branca, impulsionando o desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, com foco na segurança alimentar e na riqueza da biodiversidade amazônica.

Matéria completa no Jornal Beira do Rio.