Aluna do Programa, Alana Coêlho Maciel, participou da mesa redonda do II Festprom - Festival de Produção Marajoara, ocorrido entre os dias 29 e 30/09 e 01/10 de 2023 no município de Salvaterra/PA. O convite partiu da Coordenadora geral do campus XIX e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos campus Salvaterra, Carmelita Ribeiro.

A aluna abordou a valorização de matérias primas amazônicas, o conhecimento científico e tradicional, projetos de ensino e extensão (UEPA/UFPA) para o desenvolvimento das comunidades do arquipélago do Marajó.

O evento contou com a participação dos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, representados pelas cooperativas de produtores artesanais rurais (CAFAS e COOPAPAM) de origem vegetal e animal, além de instituições como a Adepará, EETEPA, EMATER, UEPA, dentre outras. Foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento do Marajó, em consonância com a COP 2025, mudanças climáticas, regularização de agroindústrias artesanais, bioeconomia, cadeias produtivas, negócios sustentáveis, ciência, tecnologia e inovação.