O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior no Brasil, na qual diversas bases de dados são utilizadas, tais como o Censo da Educação Superior (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015), além de duas pesquisas nacionais do Datafolha.

Além do ranking das 195 Universidades Brasileiras públicas ou privadas, o RUF oferece também o Ranking de cursos. No ranking de universidades, a classificação leva em conta cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Estudantes da Faculdade de Engenharia de Alimentos e Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos da UFPA, descobrem que a levedura encontrada no cacau acelera o processo de fermentação da cerveja. No Laboratório de Processos Biotecnológico (Labiotec), sob a orientação da professora Alessandra Santos Lopes, Letícia e Felipe pesquisam a Saccharomyces cerevisae, a levedura fermentadora da cerveja, com objetivo de encontrar uma levedura nacional, especialmente amazônica, capaz de produzir uma cerveja tão boa quanto as leveduras importadas.

Jornal Beira do Rio

Uma pesquisa inédita realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, ganhou espaço em uma revista científica internacional ao revelar os benefícios que o chocolate produzido na Amazônia pode trazer para a saúde. A pesquisa é resultado da dissertação de mestrado de Brenda de Nazaré do Carmo Brito, sob a orientação da professora Alessandra Santos Lopes, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA, e, Belém, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Notícias G1 Pará

Programa Sem Censura TV Cultura

Portal UFPA

O Estado do Pará ganhará o primeiro Laboratório da Qualidade de Leite da Região Norte, financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). "O laboratório pretende fazer parte da rede Brasileira da qualidade de leite que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde visa atender as necessidades tanto de pequenas, médias e grandes produtores, assim como as Indústrias que trabalham com leite", explica a pesquisadora da UFPA e coordenadora do Laboratório, Luiza Helena Meller da Silva. No dia 26/01/2017, representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizaram uma visita técnica ao Laboratório da Qualidade do Leite, a matéria foi divulgada no portal ParáNews.

 

 

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, comunica que a partir da data de divulgação até o preenchimento das vagas, das 9 às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, estão abertas as inscrições ao processo de seleção dos candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA, em nível de Doutorado Acadêmico, Campus Belém. 

DOCENTES QUE AINDA TÊM VAGAS PARA O DOUTORADO (atualizado em 01/09/2017):

ORIENTADOR (A)

VAGAS

 Profa. Dra. Alessandra Santos Lopes

01

 Prof. Dr. Antonio Manoel da Cruz Rodrigues

02

 Profa. Dra. Lúcia de Fátima Henriques Lourenço

-

 Profa. Dra. Luiza Helena Meller da Silva

02

 Prof. Dr. Rosinelson da Silva Pena

01

 Prof. Dr. Raul Nunes de Carvalho Junior

01