No dia 19 de novembro de 2019, a Profa. Dra. ARIANE MENDONÇA KLUCZKOVSKI da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrou a palestra intitulada “EXPOSIÇÃO POPULACIONAL AOS AGENTES TÓXICOS DE ALIMENTOS AMAZÔNICOS”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/ITEC/UFPA), coordenado pela professora Alessandra Santos Lopes.  A docente atua nas áreas de ensaios bromatológicos; toxicologia (aflatoxinas); controle de qualidade e análise de risco de alimentos. Tem experiência na implantação de sistemas de gestão (ISO 9001; ISO 22000; ISO 17025; FSSC 22000) e desenvolvimentos de novos produtos (nutracêuticos e antioxidantes). 

 

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o processo de seleção dos candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA, em nível de Mestrado Acadêmico; Campus Belém.

Edital Nº 01/2020 - Processo Seletivo Mestrado

Anexo I - Modelo Anteprojeto de Dissertação

Anexo II - Carta de Aceite do Professor Orientador

Anexo III - Quadro de Pontuação para Análise de Currículo

Anexo IV - Calendário do Processo Seletivo

Link para Inscrição: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

A Pesquisa de dissertação de Mestrado "Elaboração de barra multicomponente à base de farinha de tapioca, castanha-do-brasil e frutas regionais" da discente Isadora Cordeiro dos Prazeres com orientação da professora Ana Vânia Carvalho, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/ITEC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi matéria no Jornal Beira do Rio. O tema da pesquisa foi pensado como uma forma de valorizar produtos alimentícios regionais. “A nossa culinária tem sabores marcantes e característicos. Isso fica evidente quando as pessoas vêm de fora e ficam encantadas. Pensamos em uma forma de incluir frutas regionais no mercado externo, por meio das barras”, explica Isadora Cordeiro. Após testar diversas frutas, os sabores escolhidos foram açaí e cupuaçu, em virtude da maior aceitação por parte do público. Matéria completa no Jornal Beira do Rio.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, convida todos os discentes e docentes para participar da palestra: "Exposição populacional aos agentes tóxicos de alimentos amazônicos", que será ministrada pela professora ARIANE KLUCZKOVSKI da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Data: 19 de novembro de 2019 (Terça-feira)

Horário: 08:30 h

Local: Sala de aula do PPGCTA 

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou, no dia 10 de outubro, o Simpósio e Diplomação de seus novos membros afiliados da Regional Norte, para o período de 2019 a 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O professor Renan Campos Chisté (UFPA, ciências da engenharia) foi um dos diplomados como membro afiliado da Regional Norte da ABC, para o período de 2019 a 2023. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Como pesquisador, tem trabalhado na extração de moléculas com efeito antioxidante e capacidade de colorir alimentos. Segundo Renan, o efeito antioxidante é benéfico tanto para a conservação e extensão do prazo de validade dos alimentos, quanto para a saúde de quem os consome. Matéria completa no site da ABC. Saiba mais sobre o novo membro afiliado aqui.